“Devemos respeitar as pessoas exatamente como elas são”.
Devido à ausência da interação social dos alunos com necessidades especiais e por falta de apoio da família em permitir que essa interação aconteça, o que dificulta o processo de amadurecimento, no qual desencadeia a timidez, insegurança, lentidão na aprendizagem, entre outros, a equipe da PODES – Pastoral dos Portadores de Direitos Especiais desenvolveu o “Projeto Cidade”, onde foram realizadas visitas a estabelecimentos públicos a partir de estudos sobre as suas funcionalidades. Estas atividades proporcionaram um contando com o público e a socialização com o mesmo.
Houve aprendizagem de todos os alunos e nós, professores, percebemos que eles se entusiasmaram enquanto realizávamos as visitas. Outra etapa do projeto foi a confecção coletiva de uma maquete da Avenida das Estrelas.
Nessa perspectiva iremos trabalhar respeitando as limitações de cada um para que possam ao seu modo, garantir autonomia.
Aline Pires, Daiane Almeida e Eliene Silva – Professoras da Educação Especial
Nenhum comentário:
Postar um comentário