Devido algumas dificuldades de escrita que os nossos alunos apresentam, tivemos a idéia de desenvolver o Projeto “APRENDENDO BRINCANDO”. Ele tem como objetivo ajudar os alunos a pensarem no sistema de escrita por meio de atividades que serão realizadas pelas crianças sem cobrança ou correção.
Três vezes na semana mandaremos uma atividade de: cruzadinha, caça-palavras, ditado ilustrado, entre outras, para casa onde lá, depois de respondida a tarefa, a mãe ou responsável observa e guarda dentro da sacola que foi confeccionada pela escola. Ao final da terceira unidade, os pais trarão as sacolas com as atividades relatando como foi a experiência e progresso da criança na escrita.
Como Leitura e Escrita andam lado a lado confeccionei também para minha turma o Caderno de Leitura com o objetivo de estimular a leitura. Ornamentei cadernos de brochura com emborrachado colorido e colei nas capas figuras de histórias infantis para despertar o interesse das crianças.
Progressivamente vou colando textos do conhecimento dos alunos para que em dois dias na semana eles possam estar levando esse caderno para casa e fazer a leitura com sua família.
Apesar do pouco tempo de desenvolvimento dessas atividades, já da pra sentir o interesse das crianças, o compromisso e a vontade de estarem levando tais tarefas para casa.
Esperamos estar ajudando as nossas crianças a ter mais acesso a leitura e a escrita e poder ver o progresso de cada um em breve.
Deyse Leal – Professora da turma de 1º Ano
“Eu achei interessante o Projeto “Aprendo Brincando” porque envolve os alunos e os pais nas responsabilidades das atividades de casa”.
Ednaide Queiroz – funcionária
Nenhum comentário:
Postar um comentário