quarta-feira, 8 de setembro de 2010


CARACTERIZAÇÃO
A Escola Municipal Rui Barbosa foi construída em julho de 1993. A mesma que fazia parte da Rede Estadual de Ensino, foi municipalizada no ano de 1999 sob a autorização de funcionamento CME 001/01 Port.09 D.O. 29/12/1999.
Devido o prédio não pertencer ao município, sua estrutura física não tem passado por reformas e transformações significativas desde o ano em que foi municipalizada.
A escola é localizada à TV. Josefa Simplício de Oliveira, S/NTEL.  (74)36352158, e-mail: escmuniruibarbosa@hotmail.com, cadastro no MEC/Inep 29088259, atualmente a escola tem o quantitativo de 283 alunos, distribuídos nos três turnos e nas modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental de Nove Anos (Etapa I), Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. A classificação do IDEB obtida pela escola em 2009 foi 3.5, onde a mesma está classificada em terceiro lugar entre as escolas do município.

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS E ESTRUTURA FÍSICA
É composto por 1 Diretor, 2 Vices-Diretores, 1 Secretária, 13 Docentes, 2 monitores, 7 Auxiliares de Serviços Gerais e 2 porteiros.
A escola não possui um espaço físico adequado, para desenvolver atividades extraclasses. Sua estrutura física é dividida entre os seguintes cômodos: 4 salas de aulas, 1 pátio sem cobertura, 1 secretaria, 1 cantina, 1 sanitário para funcionários, 2 sanitários para alunos, 1 almoxarifado pequeno, 1 depósito.

MODALIDADES DE ENSINO E PERFIL DOS ESTUDANTES
Os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I, em sua maioria são crianças que residem em áreas próximas da escola, outra parte desses moram em bairros periféricos da cidade ou na zona rural. Cerca de 6% dos alunos do Fundamental I são integrantes da comunidade cigana, a qual tem suas especificidades quanto ao aspecto cultural. No geral, a escola conta com acompanhamento da família enquanto cursam os anos iniciais, quando os mesmos se tornam independentes quanto à ida e volta da escola, muitas dessas famílias deixa de lado o compromisso de acompanhá-los também na vida escolar.
Na modalidade de Educação Especial, a escola atende crianças, jovens e adultos portadores de síndrome de Down, e deficiência auditiva, em parceria com o Centro de Apoio - PODES (Portadores de Direitos Especiais) que planeja suas atividades a partir do acompanhamento do coordenador, um psicopedagogo que trabalha há muito tempo com portadores de direitos especiais. Alguns desses alunos (os surdos) estudam em escola regular e tem aula de LIBRAS no contraturno, os Down são acompanhados apenas no Centro. No turno noturno, a escola atende a uma clientela de alunos (da EJA) que, em sua maioria, desistiram da vida escolar há algum tempo e agora retornaram, outros que estudaram há vários anos no Ensino Regular e entrou em distorção idade/série devido um histórico de reprovação nas séries iniciais do primeiro ciclo. Esses são alunos de faixa etária distinta (jovens de 15 a 22 anos, adultos e idosos).
Percebe-se que as demandas referentes aos alunos vão além do ambiente escolar ,onde a ausência da família torna ainda mais desafiador o desempenho da escola na sua função social.

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO
A comunidade de entorno é constituída por casas comerciais, escolas estaduais, um complexo educacional do município, sede do Conselho Tutelar e poucas residências. Essa distância entre escola e residências dos alunos é um dos desafios encontrados quando se pensa em desenvolver projetos para envolver a comunidade.
Diantes dessas problemáticas, a escola desenvolve um planejamento, organizando estratégias para sanar dificuldades almejando alcançar a sua proposta de ensino e aprendizagem.


Rosana Souza - Diretora

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